Etapas da Avaliação da Aprendizagem

14/12/2011 21:45

Avaliação da Aprendizagem.

Autor: Prof. Eugenio Cesar Polato.

 

Quais são as etapas da avaliação da aprendizagem?

 

Para iniciar pergunto  “O que é avaliar?”

Para Simões: Avaliar é Elaborar um juízo de valor, qualitativo ou quantitativo, sobre uma ação. Dar valor, apreço ou merecimento. Logo, a ação de avaliar se constitui, inicialmente, de uma aferição de acordo com alguma escala de valores pré fixada.

 

Avaliar não é medir, avaliar envolve o levantamento de informações sobre a aprendizagem dos alunos que devem ser analisadas, considerando os critérios e objetivos do plano de ensino, e inclui também o processo de tomada de decisões.”  (PETRIN.E.A)

 Analisar como avaliar da a entender que se deve estabelecer como vou permitir que os dados levantados permitam alcançar o autoconhecimento do aluno e o diagnóstico do ensino oferecido. (PETRIN.E.A)

 

Durante o processo de ensino e aprendizagem podemos encontrar as seguintes etapas da avaliação:

  • Determinar o que vai ser avaliado;
  • Estabelecer os critérios e as condições para a avaliação;
  • Seleccionar as técnicas e instrumentos de avaliação;
  • Realizar a aferição dos resultados.

 

Primeiramante para falarmos um pouco sobre as etapas da avaliação devemos entender que:  Avaliar é verificar as mudanças qualitativas no comportamento dos alunos.

Para continuarmos também devemos conhecer os princípios básicos da avaliação que são: Estabelecer com clareza o que vai ser avaliado; Selecionar técnicas adequadas; Utilizar variedades de técnicas; Ter consciência da possibilidade e limitações das técnicas de avaliação; Saber que a avaliação é um meio, e não um fim.

 

E assim podemos definir as etapas da avaliação como:

Determinar o que vai ser avaliado? O professor deve, primeiramente, delimitar a etapa da construção do conhecimento que pretende avaliar e mapear as possíveis linhas de raciocínio a serem percorridas pelo aluno.

Estabelecer os critérios e as condições para a avaliação? É preciso que os critérios para a avaliação sejam claros e não podem ser definidos arbitrariamente.

 

Seleccionar as técnicas e instrumentos de avaliação? As técnicas e instrumentos de avaliação são as ferramentas que permitem ao avaliador verificar se o aluno adquiriu tais conhecimentos, capacidades ou atitudes. Para que a avaliação não se torne ineficaz ou excludente, é preciso não apenas aplicar provas que priorize um tipo específico de habilidade, mas sim se tenha um entendimento de o que está sendo avaliado, qual o verdadeiro propósito desta avaliação.

 

Realizar a aferição dos resultados? É atribuido conceitos e pesos diferentes as tecnicas e instrumentos de avaliação utilizados como:

A observação: Os alunos são observados pelo professor em aspectos gerais; A participação: O professor avalia de acordo com a participação do aluno nas atividades estabelecidas. Ex: Testes (Provas Diversas, Trabalhos e Exames) e etc.

Baseando-se no planejamento escolar a aferição desempenha três papéis importantes e indispensáveis, devem ser levadas em conta que são: diagnóstica, formativa e classificatória na perspectiva do planejamento curricular e do ensino.

 

Bibliografias consultadas.

 

SIMÕES.A. (1998-200?). Avaliar? Folha do Alcino. https://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/outros/avaliar.htm. Acessado em 12/12/2011 as 20:00hs.

 

PETRIN.E.A. Avaliação no processo ensino-aprendizagem. https://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/avaliacao-no-processo-ensino-_-aprendizagem-1889/artigo/ . Acessado em 12/12/2011 as 20:00hs.

 

Instituto Teológico Quadrangular. Missão Quadrangular Cristo para as Crianças. SIMPÓSIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Sumaré/2007. Encontro de docentes das unidades teológicas de ensino. www.seecsp.org.br/. Acessado em 05/12/2011 as 12:00hs.

 

ROMÃO.J.E. Avaliação dialógica: Desafios e Perspectivas https://pt.scribd.com/doc/22070360/Avaliacao-Dialogica. Acessado em 05/12/2011 as 11:00hs.

 

ANDRIGHETTO.M.J.;RICHTER.C.J. Avaliação Escolar. https://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/13%20Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia/Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia_artigo3.pdf. Acessado em 05/12/2011 as 11:00hs.