Blog

Etapas da Avaliação da Aprendizagem

14/12/2011 21:45

Avaliação da Aprendizagem.

Autor: Prof. Eugenio Cesar Polato.

 

Quais são as etapas da avaliação da aprendizagem?

 

Para iniciar pergunto  “O que é avaliar?”

Para Simões: Avaliar é Elaborar um juízo de valor, qualitativo ou quantitativo, sobre uma ação. Dar valor, apreço ou merecimento. Logo, a ação de avaliar se constitui, inicialmente, de uma aferição de acordo com alguma escala de valores pré fixada.

 

Avaliar não é medir, avaliar envolve o levantamento de informações sobre a aprendizagem dos alunos que devem ser analisadas, considerando os critérios e objetivos do plano de ensino, e inclui também o processo de tomada de decisões.”  (PETRIN.E.A)

 Analisar como avaliar da a entender que se deve estabelecer como vou permitir que os dados levantados permitam alcançar o autoconhecimento do aluno e o diagnóstico do ensino oferecido. (PETRIN.E.A)

 

Durante o processo de ensino e aprendizagem podemos encontrar as seguintes etapas da avaliação:

  • Determinar o que vai ser avaliado;
  • Estabelecer os critérios e as condições para a avaliação;
  • Seleccionar as técnicas e instrumentos de avaliação;
  • Realizar a aferição dos resultados.

 

Primeiramante para falarmos um pouco sobre as etapas da avaliação devemos entender que:  Avaliar é verificar as mudanças qualitativas no comportamento dos alunos.

Para continuarmos também devemos conhecer os princípios básicos da avaliação que são: Estabelecer com clareza o que vai ser avaliado; Selecionar técnicas adequadas; Utilizar variedades de técnicas; Ter consciência da possibilidade e limitações das técnicas de avaliação; Saber que a avaliação é um meio, e não um fim.

 

E assim podemos definir as etapas da avaliação como:

Determinar o que vai ser avaliado? O professor deve, primeiramente, delimitar a etapa da construção do conhecimento que pretende avaliar e mapear as possíveis linhas de raciocínio a serem percorridas pelo aluno.

Estabelecer os critérios e as condições para a avaliação? É preciso que os critérios para a avaliação sejam claros e não podem ser definidos arbitrariamente.

 

Seleccionar as técnicas e instrumentos de avaliação? As técnicas e instrumentos de avaliação são as ferramentas que permitem ao avaliador verificar se o aluno adquiriu tais conhecimentos, capacidades ou atitudes. Para que a avaliação não se torne ineficaz ou excludente, é preciso não apenas aplicar provas que priorize um tipo específico de habilidade, mas sim se tenha um entendimento de o que está sendo avaliado, qual o verdadeiro propósito desta avaliação.

 

Realizar a aferição dos resultados? É atribuido conceitos e pesos diferentes as tecnicas e instrumentos de avaliação utilizados como:

A observação: Os alunos são observados pelo professor em aspectos gerais; A participação: O professor avalia de acordo com a participação do aluno nas atividades estabelecidas. Ex: Testes (Provas Diversas, Trabalhos e Exames) e etc.

Baseando-se no planejamento escolar a aferição desempenha três papéis importantes e indispensáveis, devem ser levadas em conta que são: diagnóstica, formativa e classificatória na perspectiva do planejamento curricular e do ensino.

 

Bibliografias consultadas.

 

SIMÕES.A. (1998-200?). Avaliar? Folha do Alcino. https://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/outros/avaliar.htm. Acessado em 12/12/2011 as 20:00hs.

 

PETRIN.E.A. Avaliação no processo ensino-aprendizagem. https://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/avaliacao-no-processo-ensino-_-aprendizagem-1889/artigo/ . Acessado em 12/12/2011 as 20:00hs.

 

Instituto Teológico Quadrangular. Missão Quadrangular Cristo para as Crianças. SIMPÓSIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Sumaré/2007. Encontro de docentes das unidades teológicas de ensino. www.seecsp.org.br/. Acessado em 05/12/2011 as 12:00hs.

 

ROMÃO.J.E. Avaliação dialógica: Desafios e Perspectivas https://pt.scribd.com/doc/22070360/Avaliacao-Dialogica. Acessado em 05/12/2011 as 11:00hs.

 

ANDRIGHETTO.M.J.;RICHTER.C.J. Avaliação Escolar. https://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/13%20Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia/Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia_artigo3.pdf. Acessado em 05/12/2011 as 11:00hs.

 

 

 

A construção do conhecimento em sala de aula nos dias atuais

25/11/2011 20:18

 

Vamos então fazer uma reflexões sobre a construção do conhecimento em sala de aula nos dias atuais.

O conhecimento não é algo distante, isto para que consigamos colocar em uma caixa e transmiti-lo e compartilhá-lo com o mundo, ao falar expomos opiniões próprias e de modo próprio de ver as coisas, de agir, de pensar, o conhecimento é pessoal, e antes de mais nada é íntimo, ele acaba refletindo a questão humana e individual, antes de ser transmitido ou ensinado.

Temos que indicar aos alunos que eles são capazes de mudar, de arquitetar, de transformar, de desvendar coisas novas, não podemos apenas repassar conteúdos que para eles na maioria das vezes nem fazem sentido.

Para VAZZI, M.R.G. “Construir ou não conhecimentos, na prática educativa, está diretamente relacionado à atuação do professor”.

 

 

A construção do conhecimento deve passar por varias fazes.

 

O planejamento do ensino utilizando as quatro etapas:

O diagnóstico da realidade, a elaboração do plano de intervenção, a execução do plano e a avaliação e correção do plano de ação.

 

Com isso o planejamento será mais eficaz e atendera as varias realidades sociais que existem dentro de uma sala de aula, facilitando esquematizar metas reais e dentro do plano de estudo pré-estipulado pelo processo educativo de cada nível educacional.

Para isso o professor deve avaliar os objetivos do sistema escolar oficial, sua aplicabilidade, os desejos dos alunos e as experiências extra-escolares.

Traçar os objetivos gerais para o desenvolvimento dos alunos dentro das metas pré-estipuladas.

Viabilizar os objetivos específicos para tornar concretos as exigências e resultados esperados em menor tempo possível.

 

 

 Bibliografias consultadas.

 

VAZZI.M.R.G. A Pedagogia de Projetos e a construção do conhecimento científico. Artigo, https://www.vazzi.com.br/arquivos/artigos/artigo_01.pdf.

Acessado em 25/11/2011 as 16:00hs.

 

ANDRADE.E.F. A proposta construtivista de ensino-aprendizagem: uma reflexão para além do folclore. https://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=706. Acessado em:10/11/2011 as 20:19hs.

 

LEITE.LHA. Pedagogia de Projetos. www.cipo.org.br/escolacomsabor/arq/TanaMesa_Artigo_ pedagogiadeprojeto.doc. acessado em 10/11/2011 as 21:41hs.

 

ABREU.I . A Pedagogia de Projetos: O novo olhar na aprendizagem. https://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-pedagogiaprojetos-novo-olhar-na-aprendizagem.htm.  acessado em 10/11/2011 as 23:04hs.

 

 

Primeiro Blog

09/11/2011 14:41

Boa noite a todos!

O que vocês acharão da minha pagina?

O que eu posso fazer para melhorar?

Quem quiser ajudar é só postar uma mensagem, toda ajuda é bem vinda, estou aprendendo!

Enquete

O que vocês acharão da minha pagina?

Bom? (12)
55%

Médio? (4)
18%

Ruim? (6)
27%

Total de votos: 22

Blog

Etapas da Avaliação da Aprendizagem

14/12/2011 21:45
Avaliação da Aprendizagem. Autor: Prof. Eugenio Cesar Polato.   Quais são as etapas da avaliação da aprendizagem?   Para iniciar pergunto  “O que é avaliar?” Para Simões: Avaliar é Elaborar um juízo de valor, qualitativo ou quantitativo, sobre uma ação. Dar valor,...

A construção do conhecimento em sala de aula nos dias atuais

25/11/2011 20:18
  Vamos então fazer uma reflexões sobre a construção do conhecimento em sala de aula nos dias atuais. O conhecimento não é algo distante, isto para que consigamos colocar em uma caixa e transmiti-lo e compartilhá-lo com o mundo, ao falar expomos opiniões próprias e de modo próprio de ver...

Primeiro Blog

09/11/2011 14:41
Boa noite a todos! O que vocês acharão da minha pagina? O que eu posso fazer para melhorar? Quem quiser ajudar é só postar uma mensagem, toda ajuda é bem vinda, estou aprendendo!

Plano de Aula

Plano de Aula

02/12/2011 13:18
   PLANO DE AULA  Disciplina: Fundamentos de Enfermagem Objetivo...

Orientação para o estagio.

Orientação para o estagio.

06/01/2012 20:20
Imprima este kit para o estagio. KIT_ESTAGIO.pdf (959,1 kB)  Cada aluno de Docência é responsável em encontrar uma escola para seu próprio estagio.   Compareça sábado entre 8h e 10:30h na sala 938 bloco D com esse kit impresso para orientação.  Após ter confirmado a...